Eventos
Histórico do SIBEE e Importância dos eventos bienais para a SBEE
O SIBEE foi criado em 1978, por um grupo de pesquisadores das áreas de Química Analítica e Físico-Química com o objetivo de expor e discutir os resultados das pesquisas em eletroquímica e eletroanalítica no Brasil. O 1o SIBEE foi realizado no IQ/USP na cidade de São Paulo entre os dias 12 a 14 de outubro de 1978, tendo sido organizado com a participação de grupos de pesquisa da Argentina. O evento começou a ser realizado regularmente em períodos de 2 a 3 anos, sempre no eixo São Paulo - São Carlos. Com o crescimento da eletroquímica no país, surgiram vários grupos de pesquisa com interesse em aspectos aplicados como corrosão e eletroquímica orgânica. No final da década de 70, surgiram vários grupos emergentes no Brasil, alguns destes, descendentes científicos dos pioneiros da área, e outros que começaram a se dedicar à eletroquímica na tentativa de solucionar problemas encontrados em química de superfícies, química inorgânica e química de materiais. Em meados dos anos 80 a eletroquímica já contava com grupos bem estabelecidos, alguns já formadores de mestres e doutores, principalmente na capital e no interior dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1990 o SIBEE, na sua sétima edição, deixou pela primeira vez o eixo São Paulo - São Carlos, e foi realizado na cidade de Ribeirão Preto.
No ano de 1994, em sua nona edição, o SIBEE foi realizado em conjunto com o SIBAE - Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica, na cidade de Águas de Lindóia, com maciça participação das comunidades Brasileira e Iberoamericana (principalmente argentinos, venezuelanos, mexicanos e espanhóis), apresentando resultados extremamente frutíferos do ponto de vista das interações internacionais. Com um novo cenário na Eletroquímica nacional na época, pela natureza multidisciplinar da área e pelo número crescente de profissionais nas regiões emergentes, decidiu-se impulsionar a nucleação de novos grupos de eletroquímica pelo país, realizando o Sibee em outras regiões fora estado de São Paulo. A escolha da Região Nordeste para a realização do XI Sibee foi estratégica como uma região emergente no país na área de eletroquímica e no ano de 1999, mais precisamente na cidade de Maragogi – Alagoas, realizou-se o primeiro SIBEE fora do estado de São Paulo.
A partir de então, o SIBEE passou a alternar entre o estado de São Paulo e outras regiões do Brasil evidenciando a evolução da nucleação dos novos grupos de eletroquímica distribuidos por todo o território brasileiro.
O objetivo principal do SIBEE é reunir pesquisadores e estudantes das universidades brasileiras e dos centros de pesquisa com profissionais que atuam nos diversos setores industriais para troca de conhecimentos e experiências, visando contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.
Dentre os objetivos específicos destacam-se:
- Divulgação de resultados de pesquisas básicas e tecnológicas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós doutorado em eletroquímica e eletroanalítica e áreas transversais;
- Encontro com pesquisadores nacionais e estrangeiros, palestrantes convidados e de grande reconhecimento em suas respectivas áreas de atuação, possibilitando trocas de experiências e cooperações nacionais e internacionais;
- Promover o encontro de membros da sociedade e de estudantes (graduação e pós-graduação), professores, pesquisadores e profissionais da área de eletroquímica e eletroanalítica e áreas transversais.
Portanto, ao longo dos anos, o SIBEE tem proporcionado uma ótima oportunidade para a celebração da SBEE, divulgação de trabalhos científicos e debate de ideias, visando avanços tecnológicos e trocas de experiências.
Linha Cronológica dos Eventos
I (1978): São Paulo (SP)
III (1980): São Carlos (SP)
V (1986): São Paulo (SP)
VII (1990): Ribeirão Preto (SP)
IX (1994): Águas de Lindóia (SP)
XI (1999): Maragogi (AL)
XIII (2002): Araraquara (SP)
XV (2005): Londrina (PR)
XVII (2009): Fortaleza (CE)
XIX (2013): Campos do Jordão (SP)
XXIII (2021): Evento online
II (1978): São Paulo (SP)
IV (1984): São Carlos (SP)
VI (1988): São Paulo (SP)
VIII (1992): Campinas (SP)
X (1997): São Carlos (SP)
XII (2001): Gramado (RS)
XIV (2004): Teresópolis (RJ)
XVI (2007): Águas de Lindóia (SP)
XVIII (2011): Bento Gonçalves (RS)
